MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

CSS Drop Down Menu by PureCSSMenu.com



quarta-feira, 30 de novembro de 2011

HIV/Aids, hepatites e outras DST


A Atenção Básica à Saúde, como o nome preconiza, deve ser o ponto de partida de um atendimento à Saúde Pública eficiente e eficaz. Cabe a esse nível de atenção o papel de informar a população quanto às ações de prevenção de doenças e de promoção à saúde, assisti-la de forma continua e resolutiva, e encaminhar os doentes, quando necessário, aos serviços de referência, com agilidade e precisão.
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns no Brasil e em todo o mundo, sendo atualmente consideradas o principal fator facilitador da transmissão sexual do HIV. Algumas DST quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até mesmo para o óbito.
Também, as hepatites virais, constituem-se em um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A maioria das pessoas infectadas desconhece seu estado de portador e constitui elo importante na cadeia de transmissão do vírus da hepatite B (HBV) ou do vírus da hepatite C (HCV), o que ajuda a perpetuar o ciclo de transmissão dessas infecções.
Embora não haja ainda a cura para a infecção pelo HIV, é possível controlar essa infecção por meio de ações que promovem a prevenção primária e pelo diagnóstico precoce e terapia adequada da pessoa portadora. As tendências recentemente apresentadas pela epidemia do HIV neste país – heterossexualização, feminização, juvenilização, pauperização e interiorização – colocam a sociedade contemporânea diante do grande desafio: em um contexto socioeconômico de extraordinário acúmulo e
concentração de bens e oportunidades, como promover os serviços de Saúde Pública com vistas à redução das desigualdades, especialmente quanto à qualidade da saúde da população? Conflitos de poder e violência nas relações entre gêneros, intolerância entre as gerações e seus valores culturais, exploração econômica e marginalização de contingentes majoritários, em extensas regiões do país, certamente contribuem para explicar as tendências epidemiológicas apresentadas.
Entretanto, e para nossa sorte, justamente essa constatação vem confirmar a importância de fazer: da prevenção e da assistência preventiva ao paciente, um princípio; do competente profissional em saúde, um cidadão; do cidadão, um agente em defesa da sua própria vida.
Garantindo a atenção com o respeito e a confiança que merece um ser integral, inteligente, sensível, considerando sua individualidade, estaremos contribuindo para que se constituam pessoas e membros de uma comunidade atuante, que sabe utilizar os serviços públicos à sua disposição com critério e discernimento e que tem responsabilidade pela promoção e proteção da saúde, avançando para o exercício pleno da cidadania.
A dimensão dos serviços oferecidos pelas unidades básicas de saúde, portanto, é muito mais ampla, oportuna e urgente. Supõe o compromisso maior com os princípios do Sistema Único de Saúde, cuja implementação é o objetivo e a preocupação de todos os profissionais cientes da sua missão social. O presente Caderno de Atenção Básica, que temos a honra de apresentar, foi elaborado com o intuito de dar instrumentos às equipes de saúde para uma abordagem técnica, humanitária e social aos portadores de DST, HIV/aids, hepatites e HTLV, ampliando-lhes a visão para o controle desses agravos. Sem preconceito ou discriminação. Com solidariedade.


CADERNO DE ATENÇÃO BÁSICA No 18


A experiência brasileira com o modelo de atenção voltado para a Saúde da Família tem proporcionado mudanças positivas na relação entre os profissionais de saúde e a população, na estruturação dos serviços e no padrão de assistência oferecida à população pelo sistema público de saúde. Em face da progressiva expansão do processo de organização dos serviços de saúde nos municípios, os profissionais das equipes de Saúde da Família e da Atenção Básica como um todo necessitam de programas e conteúdos para desempenhar suas atribuições, de forma a atender, cada vez mais, às necessidades de saúde da população. O Ministério da Saúde vem ampliando sua parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para o desenvolvimento da estratégia Saúde da Família, de modo a intensificar o processo de qualificação em serviço dos profissionais que compõem as equipes. A publicação da série Cadernos de Atenção Básica representa, assim, um complemento a este trabalho. Seu objetivo é reunir conteúdos e informações técnicas pertinentes aos protocolos e rotinas para o trabalho das equipes de Atenção Básica. A elaboração de cada caderno conta com a participação da respectiva área técnica do Ministério da Saúde, caracterizando uma importante articulação. Os Cadernos de Atenção Básica possuem também a tarefa de indicar, em linhas gerais, os limites de responsabilidade da atenção básica no sistema de saúde, delimitando o apoio diagnóstico e terapêutico necessários e sua articulação com as unidades de referência específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário