MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

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Comportamento


Formalmente definido, comportamento se refere ao modo de reação a um estímulo ou, em sentido amplo, à qualquer atividade ou experiência cognitiva ou psíquica, passível de observação direta ou indireta.

O enfoque sociológico destaca as maneiras de agir relacionadas com a presença ou influência de outros. Já a tradição filosófica enfatiza a discordância entre a visão que o indivíduo pode ter de si mesmo pelo exercício da reflexão e aquela que resulta da adequação de suas condutas às condições externas das quais elas possam depender. A filosofia pretende capacitar o individuo para o desenvolvimento de maior senso critico e a buscar por si mesmo respostas às suas necessidades questionando os fundamentos da cultura e toda forma de padrão aos quais esteve exposto em sociedade.
 Assim, o comportamento dissocia-se da imagem de passividade à qual vincula-se o hábito, resultante da simples repetição de certos atos que se tornam pouco a pouco inconscientes e mecânicos.

O hábito relaciona-se, também, à menor ou maior agradabilidade desejável, decorrente de um ato, e a economia de energia necessária à sua realização. Assim, tender-se-ia a fazer o que é mais agradável ou que resulte em maior prazer com o menor esforço possível. Esses hábitos tanto podem opor-se à natureza humana levando os indivíduos a dominar seus desejos naturais ou mesmo podem “expandir” a referida natureza amplificando suas vontades.

Por esse viés, através da comunicação e da interação entre os indivíduos que resulta uma ampla possibilidade de formações de atitudes, as quais, submetidas ao “filtro” da reflexão e das necessidades individuais originam variedades de atitudes personalizadas relacionadas a pessoas, objetos e situações.

Outros aspectos envolvendo as experiências e aprendizagem nos campos afetivo, cognitivo, motor e do funcionamento fisiológico serão mais ou menos enfatizados por outras disciplinas. Mas seja qual for a abordagem que se elega, ao falar de comportamento somos remetidos a estudar e entender um conjunto de reações de um sistema dinâmico com o qual pretendemos lidar ou intervir e que está em relação a um meio e inserido em certo momento   histórico. Portanto, estudos do comportamento humano e possíveis intervenções sobre este comportam uma abordagem multidisciplinar que deve fazer perguntas que levem em conta os contextos descritos: antropológicos, biológicos, psicológicos, históricos e até mesmo filosóficos.

Esse conhecimento é fundamental para Educação em Saúde. Esta tem contribuído significativamente para modos saudáveis de vida, fornecendo ao paciente informações e conhecimentos com a finalidade de estimulá-lo ou dar-lhe condições para realizar mudanças que sejam necessárias a prevenção de doenças ou seu agravamento e a recuperação ou manutenção de sua saúde. Uma vez que cada pessoa tem padrões distintos de percepção e de relação com os outros e situações, por razões éticas cabe ao paciente a decisão de agir deste ou daquele modo, contudo o mesmo tem direito à informação para exercer autonomamente o seu “consentimento esclarecido”.

Por Helman T.S. Reis
          CD/SMS